Central de vendas: (31) 3110-8001
Porque investir em um segundo imóvel

Por que investir em um segundo imóvel?

16-02-2018

Depois de realizado o sonho da casa própria, é bem comum que muitas pessoas tenham planos para adquirir um segundo imóvel. Os motivos para esse desejo são vários: proporcionar mais conforto para a família, aumentar o patrimônio, investimento a longo prazo ou ainda obter uma renda extra.

Por isso, se você quiser saber mais sobre o assunto e entender quais as vantagens em ter uma segunda propriedade, confira o texto!

1. Melhora a qualidade de vida

Um segundo imóvel pode ser a chance de se mudar para um local com mais espaço, melhor localizado e que ofereça opções de lazer, como quadra esportiva e salão de jogos.

Estar em uma residência desse tipo pode contribuir para que você gaste menos tempo se deslocando até os seus compromissos. E até te possibilita mais diversão nos seus momentos de folga, aumentando sua qualidade de vida. Além disso, para quem ainda têm filhos em casa, um local maior acaba se tornando necessário em algum momento para o bem-estar de todos.

2. Pode ser um ótimo investimento

Se bem escolhido, um imóvel tem ótimo potencial de valorização ao longo prazo. A dica é ficar atento a locais que estão em pleno crescimento. Locais que estão recebendo investimentos em infraestrutura (como redes de transporte coletivo) ou empreendimentos comerciais (como shoppings centers ou novos condomínios).

Assim, você estará consolidando seu patrimônio com um bem que vai aumentar de preço com o passar dos anos.

3. Ter uma fonte de renda extra

Para aqueles interessados em ter uma nova fonte de renda, um segundo imóvel permite fazer isso por meio da locação.

O dinheiro extra pode ser investido na quitação das parcelas do novo imóvel. Isso possibilita aumentar seu patrimônio sem precisar tirar do orçamento fixo.

Contudo, é bom estar ciente de que muitas vezes o processo de locação não é simples. E, com isso, há sempre o risco do imóvel ficar “encalhado” e sem inquilinos interessados. Isso só produz mais um gasto extra com os custos de manutenção para o proprietário enquanto o espaço estiver vazio.

4. As melhores formas para comprar o segundo imóvel

Existem alguns cenários interessantes para quem pretende ser dono de um segundo imóvel.

O primeiro deles é usando o seu imóvel atual como moeda de troca para a compra do novo. Caso o dono aceite, é uma forma de abater parte dos valores que seriam pagos na nova aquisição. Isso tudo sem precisar se preocupar com o processo de venda, que pode ser demorado.

Alguns cuidados precisam ser tomados, principalmente para não desvalorizar sua propriedade, fazendo com que você abra mão dela por valores abaixo do mercado.

As outras opções são recorrer a financiamentos bancários ou consórcios. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, por isso é importante fazer uma análise cuidadosa. Tente evitar os juros altos dos financiamentos ou consórcios com períodos de pagamento muito longos para não precisar esperar a contemplação por tanto tempo.

Por isso, caso opte pela venda do primeiro imóvel, o valor obtido pode ser utilizado para dar uma entrada considerável, barateando o financiamento. O primordial é manter o controle financeiro para não se endividar.

Os benefícios da aquisição de um segundo imóvel te ajudam a viver melhor e a aumentar sua renda e patrimônio. Por isso, será preciso pesquisar para tomar a melhor decisão.

Gostou das nossas dicas? Quer conhecer uma ótima escolha para o seu segundo imóvel? Então entre em contato e garanta as melhores opções!

Equipe Unenco

Assine a nossa newsletter

Receba as novidades e dicas da Unenco direto na sua caixa de entrada

Sair

Escolha o empreendimento