Central de vendas: (31) 3110-8001
Planejamento para casamento

O que não pode faltar no seu planejamento para casamento

28-01-2018

Dividir uma vida a dois é um projeto muito importante. Repensar as metas individuais e abrir espaço para novos objetivos, traçados em conjunto com outra pessoa, marca um momento de transição na jornada de um casal que opta por, definitivamente, morar junto.

Para que esse tipo de relação seja bem-sucedida, ambas as partes envolvidas precisam estar em sintonia. No entanto, isso não quer dizer que os dois devam deixar os próprios sonhos de lado: afinal, a boa convivência está diretamente relacionada à soma dos desejos e das expectativas.

Mas como fazer a rotina funcionar na sua nova casa? O que o seu planejamento para casamento precisa para realmente dar certo? A seguir, mostramos para você alguns cuidados básicos. Confira!

Decidir onde será a residência

O primeiro passo é estabelecer o ponto de referência do casal. Alguns dos pontos mais importantes a considerar na escolha do imóvel são:

  • tipo de moradia (casa, apartamento, estúdio);
  • necessidade de espaço;
  • localização desejada;
  • estilo de vida.

A partir da consideração sobre cada um desses pontos, é possível tomar a decisão de modo mais assertivo e focado. Ainda, um fator que certamente é fundamental para a escolha é a modalidade do contrato, se aluguel ou compra e venda.

Apesar de o aluguel parecer a alternativa mais viável para casais iniciantes, devido ao valor dispendido não ser tão alto, optar pela compra pode ser bastante promissor. As oportunidades para financiar apartamento e casa estão mais facilitadas nos últimos anos. Com essa opção, o casal cria patrimônio, uma excelente garantia de planejamento para casamento.

Estabelecer um plano financeiro conjunto

O momento de escolha da moradia é a primeira grande decisão do casal quando o assunto está relacionado às finanças. Afinal, o contrato do local definirá as obrigações monetárias de cada um para honrar o compromisso da nova casa. Mas é depois que esse momento inicial passa que a organização financeira se mostra realmente significativa.

Pensar nos lucros e nas despesas é fundamental para a estabilidade da relação. O capital do casal é o que definirá possibilidades de lazer, consumo e trabalho no dia a dia. Portanto, quando as duas partes se juntam e, então, estabelecem um planejamento para casamento eficiente, há mais garantia de que os desejos de ambos sejam priorizados e de que os objetivos de vida em parceria sejam alcançados.

Imagine fazer uma pequena poupança e, dali a alguns meses, fazer uma viagem a dois incrível? Planejando e economizando em equipe, é possível!

Encarar a rotina com tranquilidade

O dia a dia não é tarefa fácil para ninguém. Reuniões intermináveis no condomínio, horas extras no trabalho, problemas de família, planos que não deram certo, contas que parecem impagáveis…são muitos os incômodos que podem tirar o chão de qualquer um. Porém, essa é a vida, e precisamos entender que problemas e obstáculos vão sempre cruzar o nosso caminho. A questão é encontrar a melhor forma de encará-los e driblar a rotina.

Você já deve ter ouvido essa lição por aí, não é mesmo? E se ela já é importante para quem mora sozinho, para um casal, então, é indispensável. Quando duas pessoas combinam de iniciar uma história juntas, é comum que as dores se tornem coletivas em certa medida. Logo, entender que os dias não serão só de felicidades, mas que haverá também desavenças e desafios, é um ponto básico. Essa noção tende a suavizar os conflitos e tornar a vida mais simples e harmoniosa.

Hoje, você viu como um planejamento para casamento envolve uma evolução de pensamento. Como uma parte significativa da nova vida será em conjunto, integrar os seus próprios planos aos do seu cônjuge é uma fórmula que tende a trazer bons resultados. Inclusive, que tal saber mais sobre relacionamentos? Fique por aqui e leia nosso post “Quem casa, quer casa. Mas também quer uma boa convivência“!

Equipe Unenco

Assine a nossa newsletter

Receba as novidades e dicas da Unenco direto na sua caixa de entrada

Sair

Escolha o empreendimento