Central de vendas: (31) 3110-8001
Comprar primeiro imóvel

Descubra como comprar o primeiro imóvel

Comprar primeiro imóvel é o sonho de quase todas as pessoas, solteiras ou casadas, ainda mais se for para sair do aluguel. Contudo, muitas dúvidas cercam esse momento, o que pode dificultar na hora de concretizar esse desejo.

Neste post, você vai aprender a se organizar e saber quais passos dar rumo à casa própria! Boa leitura!

Analise seu orçamento para comprar primeiro imóvel

O primeiro passo é fazer uma análise detalhada do seu orçamento. Reflita sobre:

  • se você tem alguma reserva financeira;
  • se sobra dinheiro no fim do mês ou não;
  • se é possível começar a fazer alguma economia;
  • qual valor você pretende gastar com a compra.

Todos esses fatores devem ser muito bem pensados. O pagamento vai comprometer uma parte da renda por alguns anos, então você precisa ter estabilidade financeira e estar com as contas em ordem.

Começar a juntar dinheiro nesse primeiro momento é uma ótima ideia. Esse montante pode ser usado para a entrada. Se as dívidas ainda o preocupam, entretanto, talvez seja melhor repensar se essa é mesmo a hora de realizar esse sonho.

Procure o apartamento ideal

Com o planejamento financeiro em mãos, é possível saber quanto dinheiro você pode gastar com a aquisição do imóvel. Esse é um dos fatores que precisam ser considerados na hora da escolha de que apartamento comprar, mas não é o único.

Avalie também a localização, de acordo com seus desejos e com as facilidades que ela possa proporcionar. Um apartamento mais afastado do centro costuma sair mais barato, mas pode significar várias horas de deslocamento até o trabalho.

Por outro lado, imóveis em bairros mais bem localizados são mais caros e têm um custo de manutenção mais elevado. O ideal é procurar um meio-termo que atenda às suas necessidades.

Por fim, projete seu futuro. Se sua perspectiva é ter filhos, por exemplo, coloque na lista de requisitos um apartamento maior, que vá comportar uma família com mais integrantes.

Defina uma forma de pagamento

Depois de escolher o apartamento, é hora de dar mais um passo: definir a forma de pagamento. Aqui, são três as opções mais recorrentes.

A primeira delas é procurar um financiamento bancário. A grande vantagem dessa opção é conseguir o apartamento em menos tempo. Porém, vai ser preciso enfrentar muita burocracia e arcar com altas taxas de juros. Além disso, geralmente é preciso fazer o pagamento de uma entrada.

Outra opção é o consórcio. Os pagamentos mensais permitem que você compre seu imóvel ao final do período combinado, ou antes, caso saia a contemplação. Essa alternativa não cobra juros, somente as taxas de administração da empresa que gerencia o consórcio. Contudo, vai ser preciso esperar um longo tempo até colocar as mãos nas chaves.

Já se a disciplina é o seu ponto forte, comece a poupar para comprar o imóvel. Pagar o pagamento à vista é o mais recomendável, pois permite negociar e obter descontos. É preciso muita organização para separar uma parte do salário todo mês, colocá-la em um investimento e esperar o valor necessário ser atingido. Da mesma maneira que o consórcio, exige paciência.

Seja qual for a sua opção, tenha em mente que é preciso muita calma para fazer uma boa escolha na hora de comprar primeiro imóvel. Essa será uma decisão que vai afetar sua vida por muito tempo, portanto deve ser muito bem pensada para não trazer arrependimentos futuros.

Se comprar primeiro imóvel é seu sonho, entre em contato com a Unenco para saber como podemos ajudá-lo!

Equipe Unenco

Assine a nossa newsletter

Receba as novidades e dicas da Unenco direto na sua caixa de entrada

Sair

Escolha o empreendimento