Central de vendas: (31) 3110-8001
Comprar apartamento na planta

4 cuidados ao comprar um apartamento na planta

18-06-2018

Comprar apartamento na planta é uma opção muito comum entre aqueles que vão adquirir um imóvel. Além de encontrar mais facilidades no pagamento, essa escolha dá ao comprador a possibilidade de personalizar alguns aspectos da futura moradia. No entanto, imóveis desse tipo demandam atenção especial, para evitar surpresas desagradáveis.

Então, se você quer usufruir de todas as vantagens de comprar um imóvel na planta sem frustrações, acompanhe este post e fique por dentro das principais precauções necessárias. Boa leitura!

1. Confira a reputação da construtora antes de comprar apartamento na planta

Não fazer uma boa verificação sobre a reputação da construtora que tocará o projeto é um dos erros mais comuns de quem compra um apartamento na planta. Embora a maioria das empresas do ramo sejam capacitadas para prestar um bom serviço, nem todas são capazes de honrar seus compromissos e entregam imóveis aquém da qualidade esperada ou fora do prazo combinado.

Existem algumas estratégias para checar o histórico de uma construtora. A primeira delas é utilizar a Internet e consultar sites que reúnem reclamações de clientes insatisfeitos. Órgãos de defesa do consumidor também são ótimas fontes de pesquisa.

Sendo assim, se possível, é importante que visite outros empreendimentos da mesma construtora e converse com os proprietários. O grau de satisfação deles é uma excelente baliza da qualidade da obra.

2. Organize e guarde toda a documentação

Todos os documentos pertinentes ao negócio precisam ser guardados e organizados pelo comprador. E isso inclui os folhetos de divulgação, que servem de prova para eventuais promessas feitas pela construtora.

Contudo, a atenção deve recair principalmente em recibos, contratos e o memorial descritivo. Esse último detalha todas as características do imóvel, como materiais e acabamentos utilizados. Com ele em mãos, o comprador consegue avaliar na hora em que pegar as chaves se o apartamento foi entregue como previsto.

3. Visite o local da obra

Conhecer a localização é imprescindível para avaliar as condições da vizinhança e saber se ela atende às suas necessidades e expectativas. Segurança e infraestrutura adequada são alguns dos pontos indispensáveis para uma boa qualidade de vida.

Então, depois de assinado o contrato, as visitas ao canteiro de obras servirão para acompanhar a evolução da construção e conferir tudo o que for possível na obra e em seus arredores.

4. Cuidado com as cobranças indevidas

Algumas taxas são comuns aos negócios envolvendo imóveis, como aquelas referentes à documentação. Reajustes nas parcelas também são práticas estabelecidas e completamente legais. Eles geralmente são feitos com base no Índice Nacional da Construção Civil (INCC). No entanto, outras cobranças podem ser ilegais. Entre elas estão a taxa do SATI (Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária) e a taxa de anuência.

A primeira é de até 0,8% do valor imóvel e serve para cobrir custos de assessoria jurídica da documentação. Já a segunda, é uma multa cobrada pela construtora por quem vende o apartamento antes da conclusão da obra.

Como sempre, para evitar imprevistos, confira o que prevê o contrato e, se for o caso, procure ajuda especializada. Se todos esses cuidados forem tomados, comprar apartamento na planta certamente será um processo tranquilo e seguro.

Pensando em adquirir um apartamento? Entre em contato com a Unenco agora mesmo. Com certeza você encontrará um imóvel que cabe direitinho em seus planos e na sua vida!

Equipe Unenco

Assine a nossa newsletter

Receba as novidades e dicas da Unenco direto na sua caixa de entrada

Sair

Escolha o empreendimento