Central de vendas: (31) 3110-8001
Vender um imóvel

Como vender um imóvel para poder realizar a compra de outro?

27-06-2018

Vender um imóvel para conseguir comprar outro é algo muito comum e geralmente uma boa escolha para quem está interessado em trocar de casa ou apartamento. Porém, não é fácil fazer isso, pois trata-se de um processo com várias etapas.

Entre outros problemas, pode demorar muito tempo até surgir uma oferta adequada com um preço justo e que seja suficiente para adquirir o novo. Logo, um bom planejamento ajuda nesse momento. Por isso, confira as dicas deste post! Boa leitura!

Planeje a compra e a venda

O primeiro passo é definir uma estratégia que inclua previsões para coisas simples, como saber onde ficar caso o imóvel seja vendido antes do esperado. Normalmente, o prazo para desocupação é de 30 dias, ou seja, um tempo bastante curto. Por isso, quem não tem um segundo imóvel deve recorrer a familiares ou se organizar financeiramente para fazer locações por temporada.

Por outro lado, é importante não ceder à primeira oferta de venda, por mais tentadora que ela seja. Com algumas semanas de espera, uma proposta mais interessante certamente aparecerá.

A partir do momento em que o imóvel for vendido, será possível ter uma ideia melhor de quanto poderá ser gasto com a compra. E da mesma maneira que não é recomendável aceitar a primeira oferta de venda, não compre o primeiro apartamento que aparecer, por melhor que ele seja.

Planejar com cuidado tanto o momento da compra quanto da venda propicia uma grande vantagem, já que permite analisar com calma todas as ofertas.

Divulgue adequadamente o imóvel ao vender um imóvel

No entanto, o melhor planejamento do mundo não surtirá efeito se não aparecer nenhum comprador, certo? Por isso, é importante anunciar o imóvel. Sites especializados e jornais podem ser um bom espaço de divulgação.

A dica é investir em fotos de qualidade, que apresentem a residência em boas condições. Uma descrição detalhada ressaltando pontos fortes também é indispensável, assim como um preço adequado à realidade do mercado.

Busque ajuda

Outra forma de anunciar o imóvel é disponibilizando-o em imobiliárias ou para um corretor de confiança. Na dúvida, consulte sempre o CRECI (Conselho Regional de Corretores Imobiliários). Um bom corretor saberá usar as melhores ferramentas para divulgar o imóvel no mercado e ajudar com a documentação na hora de concretizar a venda.

Dar exclusividade a um único corretor ou imobiliária costuma ser mais vantajoso, pois incentiva a divulgação por parte dos profissionais e permite um maior controle das visitas à propriedade.

Cogite alternativas

Se estiver difícil encontrar um comprador, existem algumas alternativas. Uma delas é a permuta, operação que consiste na troca de bens. No caso da permuta de imóveis, podem ser trocados casas, apartamentos, terrenos ou imóveis comerciais.

A troca não precisa ser necessariamente de bens com valores equivalentes. Uma das partes pode complementar a negociação com dinheiro, se for o caso. O importante é que sejam feitas avaliações cuidadosas dos preços dos imóveis para ninguém sair perdendo.

Além disso, é preciso colocar o acordo no papel para que ele tenha valor. Na escritura pública, devem constar a data de entrega das chaves e quem será o responsável pelos pagamentos dos tributos e das taxas.

Vender um imóvel para comprar outro, ou mesmo fazer uma permuta, é um negócio complexo e que deve ser feito com cuidado e sem pressa para não resultar em problemas. Lembre-se sempre disso!

Gostou do texto e quer receber as atualizações do nosso blog diretamente no seu e-mail? Então não perca mais tempo e assine a newsletter!

Equipe Unenco

Assine a nossa newsletter

Receba as novidades e dicas da Unenco direto na sua caixa de entrada

Sair

Escolha o empreendimento