Central de vendas: (31) 3110-8001
cozinha funcional decoração

Como montar uma cozinha funcional e organizada para sua casa?

15-06-2018

A decisão de comprar o primeiro imóvel é um passo importante para quem almeja uma vida a dois. E, a partir dessa definição, outras necessidades aparecem e exigem atenção. Uma delas é o planejamento para montar uma cozinha funcional.

Como é o local onde as pessoas armazenam, preparam e servem as refeições da família, a cozinha ocupa espaço determinante em uma casa. O acúmulo de funções faz da organização uma premissa para que a rotina de cozinhar e comer seja tranquila. Mas como ajustar todas as utilidades desse cômodo em um apartamento pequeno?

A seguir, vamos te mostrar dicas eficientes para aproveitar espaços com inteligência e fazer da sua cozinha um ambiente agradável e prático. Anote:

Considere suas prioridades

Comece desenhando um plano ajustado às necessidades reais da residência. Esse é um cuidado indispensável para ter uma cozinha funcional, mas a regra vale para qualquer cômodo.

De nada adianta investir em um fogão suntuoso e moderno, com seis bocas e forno duplo, por exemplo, se você passa o dia todo fora ou não gosta de cozinhar. E por que comprar um conjunto enorme de talheres se poucas pessoas farão refeições na casa?

Definições desse tipo também ajudam na manutenção da rotina. Afinal, com prioridades bem estabelecidas, fica mais fácil de colocar sempre cada coisa no seu lugar e também se movimentar dentro da área.

Divida o cômodo em seções

Pensar o ambiente em segmentos é uma estratégia que traz ganhos em funcionalidade e mobilidade durante as tarefas de cozinha. Para isso, uma boa dica é começar pela tríade fogão – pia – geladeira.

A pia é a “área molhada”, onde ocorre o pré-preparo dos alimentos antes do cozimento, a organização dos potes que serão refrigerados e a higienização das louças após a alimentação. Logo, o ideal é que ela fique entre o fogão e a geladeira.

Depois, observe a área livre para bancada. É importante ter ao menos uma base firme e desocupada para apoiar pratos e panelas, e fazer preparos.

Organize também um espaço para acumular os resíduos, usando recipientes de cores distintas para separar o lixo orgânico do seco.

Aproveite o espaço vertical

Um segredo para utilizar bem espaços pequenos, unindo funcionalidade e decoração, é ocupar as superfícies livres das paredes. Elas servirão de apoio para você instalar prateleiras e ganchos, nos quais podem ser dispostos utensílios, louças, panos e pequenos eletrodomésticos.

Essas estruturas otimizam o acesso aos elementos no dia a dia, evitam a necessidade de instalação de armários grandes e ajudam a compor um visual clássico de cozinha.

Decore a cozinha funcional com simplicidade

Menos é mais. Você já deve ter ouvido essa expressão muitas vezes. E para decorar a cozinha, para que ela fique bonita, mas também prática, levar essa máxima adiante é fundamental.

Começando pelos móveis, optar pelos planejados, com a medida exata da área, é a melhor opção. Mas buscar móveis modulados que caibam no seu espaço é também uma saída interessante, além de mais econômica. Seja qual for a sua escolha, deixe espaços de respiro e não abarrote o cômodo com armários. Como você já sabe, prateleiras e ganchos são ótimas soluções e, além disso, deixam a decoração mais leve.

Quando chega a hora das cores, um investimento seguro é priorizar que paredes, armários, prateleiras e ganchos tenham tons simples, neutros e claros, como branco e off-white. Essa paleta aumenta o espaço e favorece a iluminação, e o aspecto visual de amplitude é elementar para uma cozinha funcional.

Por fim, vêm os utensílios e eletrodomésticos. Combinar elementos coloridos com alguns em inox e madeira ajuda a quebrar a neutralidade e conferir sensação de conforto. Porém, não se deixe levar por aparatos lindos, mas que você não vai usar com frequência. Lembre-se de que menos é mais. E repita para si aquela nossa primeira dica: considere suas prioridades.

Aqui, você aprendeu dicas eficientes para projetar uma cozinha funcional na sua nova casa. Não é nada de outro mundo, não é mesmo? Agora, compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam como organizar uma prática área de refeições!

Equipe Unenco

Assine a nossa newsletter

Receba as novidades e dicas da Unenco direto na sua caixa de entrada

Sair

Escolha o empreendimento