Central de vendas: (31) 3110-8001
scharle-decorar-um-apartamento-pequeno

Confira 4 segredos para decorar um apartamento pequeno!

Atualmente, apartamentos pequenos são uma tendência no setor imobiliário. As construtoras contam cada vez mais com soluções inteligentes para espaços menores e apostam até em um planejamento para ajudar os moradores a decorar um apartamento pequeno.

Mas se engana quem pensa que a falta de espaço é um empecilho para a decoração. Muito pelo contrário: é possível fazer um trabalho bastante criativo, juntando beleza e funcionalidade. Está precisando de dicas de como decorar um apartamento pequeno? Então confira esse texto!

1. A sala conjugada faz toda a diferença para decorar um apartamento pequeno

Se o apartamento só tem uma sala, ela precisa dobrar, funcionando como sala de estar e sala de jantar. Como são muitos itens — sofá, televisão, mesa de jantar, armários —, o melhor é dispensar qualquer móvel grande e fazer pequenos ambientes.

Para economizar espaço, pendure a tevê na parede e aproveite o espaço embaixo dela para colocar um armário baixo ou rack com os aparelhos de vídeo e de som. Uma prateleira em cima da tevê pode servir de base para itens de decor, como plantinhas e quadros, e ainda abrigar o aparelho da tevê a cabo, por exemplo.

Um sofá para duas pessoas pode ser acrescido de puffs individuais ou banquetas. Menores e mais versáteis, eles substituem as poltronas e ainda podem servir de apoio.

Além disso, aproveite bem as paredes! Quase qualquer imagem pode virar um poster emoldurado com a ajuda de um serviço de impressão, e é uma ótima forma de se expressar através da decoração.

Plantas suspensas também fazem sucesso na hora de decorar apartamentos pequenos por liberar o espaço de movimentação. Cabideiros de parede também vão ajudar bastante na organização do espaço, acomodando casacos, bolsas, chapéus, etc.

2. Utilize as paredes da cozinha para organizar os utensílios domésticos

Se for possível, opte por uma porta de correr na cozinha, liberando o espaço para o cozinheiro se movimentar. Pendure os eletrodomésticos grandes como micro-ondas e forno elétrico, e use uma prateleira mais baixa para os menores, como liquidificador, torradeira, batedeira, etc.

Pendurar utensílios na parede ajuda a economizar espaço nas gavetas ou nos armários embaixo da pia, por exemplo. As panelas também podem ficar penduradas, se os armários forem muito pequenos. Além disso, opte por uma iluminação bem clara para facilitar na hora de cozinhar. Isso porque cria um ambiente mais arejado.

3. Faça os quartos parecerem maiores

Uma dica para quartos pequenos é fazer entrar luz. Isso quer dizer que tanto o piso quanto o teto devem ser claros, e a parede pode ser colorida, desde que com tons abertos. Espelhos vão refletir a luminosidade e dar a impressão de que o cômodo é maior.

Os criados mudos podem ser substituídos por prateleiras finas suspensas ao lado da cama. Além disso, se os móveis couberem, uma opção é pendurar só a luminária, pelo teto ou pela parede, deixando o criado livre para livros e objetos pessoais.

A tevê pode ficar na parede ou até mesmo no armário, mas uma outra alternativa é usar um móvel tipo estante baixa ou cômoda com a tevê na parte de cima e as gavetas ou nichos para guardar parte das roupas e itens como sapatos, bolsas e livros. Algumas camas também vêm com espaços para guardar objetos, o que pode ajudar bastante com as roupas de cama e no caso de armários pequenos.

4. Tenha um baheiro otimizado a partir das suas necessidades

Uma dica importante na hora de decorar um apartamento pequeno é pensar na funcionalidade do cômodo de acordo com o número de moradores. Nesse aspecto, o banheiro deve ser um dos lugares mais funcionais da casa. Se mais de uma pessoa usa o banheiro, as toalhas tendem a se amontoar e não secar. Por isso, cada um precisa de um pequeno espaço para seus produtos de higiene pessoal.

Uma boa pedida é ter um armarinho embaixo da pia, para guardar produtos de limpeza específicos do banheiro e itens que não são de uso diário, por exemplo. Ganchos separados para as toalhas evitam que elas fiquem úmidas. Além disso, o box de vidro ajuda a crescer o espaço. Aposte nele!

Acima da pia, tenha uma boa iluminação e um bom espelho. Use prateleirinhas de canto para perfumes, cremes, desodorantes, etc.

E aí, curtiu essas dicas para decorar um apartamento pequeno? Então que tal assinar a newsletter e ficar por dentro de mais artigos desse tipo?

Equipe Unenco

Assine a nossa newsletter

Receba as novidades e dicas da Unenco direto na sua caixa de entrada

Sair

Escolha o empreendimento