Central de vendas: (31) 3110-8001

Como utilizar bem espaços pequenos

11-10-2017

Com a diminuição da metragem das casas e apartamentos, aprender a aproveitar cada cantinho de casa é de extrema necessidade. Escolher os móveis e estofados corretamente e acertar na sua disposição é essencial para não perder nenhum centímetro.

1. Escolha móveis pequenos
O primeiro erro muito comum é querer colocar os móveis de uma mansão dentro de um apartamento. Conscientize-se de que não cabe, e mesmo que caiba, não adianta ter móveis grandes e pouco espaço em volta deles.
A mesa de jantar é sempre um problema, porque todos querem ter espaço para receber os amigos e fazer uma refeição. A nossa dica é, escolha uma mesa pequena. Pense que na grande maioria do tempo vocês não terão visitas e terão mais espaço livre. Nos dias em que for receber alguém, deixe a opção de usar um balcão ou juntar outra mesinha na sua de jantar. Vale a pena!

2. Use espelhos
Que ter espelho em casa ajuda a dar efeito de ambiente maior todos já sabem, mas a maioria tem medo de usar. Realmente encher a casa de espelhos não é muito agradável no dia a dia, porém colocar espelho em alguns lugares fica charmoso. Aconselhamos a colocar espelhos em áreas em que você não vai ficar muito tempo, então se for fazer uma parede inteira de espelho, prefira a sala de jantar. No quarto ou sala de televisão vai acabar incomodando. Caso não queira uma parede inteira, um grande espelho apoiado no chão já é o suficiente.

3. Móveis multiuso
As vezes não conseguimos ter todos os ambientes que gostaríamos. Nessas horas vale a pena investir em móveis que mudam de uso conforme as suas necessidades. Sofás cama, mesa lateral que vira mesa de jantar, escada com gavetas, camas com gavetas… Vale de tudo.

4. Evite barreiras visuais
Para não se sentir enclausurado dentro do seu apartamento, evite barreiras visuais. Quanto mais abertos e integrados forem os ambientes maior a sua impressão do espaço. Tente usar móveis baixos ou vazados para separar os ambientes, dessa forma não formam barreiras.

5. Se puder, verticalize
Uma ótima maneira de otimizar espaço é verticalizar. Se tiver altura suficiente, faça um mezanino. Se o pé direito no mezanino não ficar muito alto, a melhor opção é usar essa parte superior para o quarto. Como passamos menos tempo na cama, a não ser quando dormimos, o que não conta, a altura do teto não vai incomodar se for um pouco mais baixa do que o normal. Use beliches, aproveite o teto para colocar samambaias, aproveite as paredes para colocar estantes, enfim, use e abuse da criatividade.

6. Aproveite cada canto
Um grande problema é encontrar espaço para armazenar todos os nossos pertences. E não estamos falando só de roupas não, uma casa exige muitas coisas que ocupam espaço como roupas de cama, panelas e produtos de limpeza.
Para isso, a dica é aproveitar cada canto. Alguns espaços são pouco utilizados, coloque armários nas quinas, prateleiras nos cantos, até penduradores de bolsa e casacos ajudam na organização. Dica, prefira prateleiras a gavetas, as gavetas ocupam mais espaço.

7. Prefira cores neutras
As cores neutras e claras ajudam a manter o ambiente iluminado e por isso são uma ótima pedida para apartamentos pequenos. É claro que você não precisa ter a casa inteira branca ou em tons de cinza, pode usar cores sim! Pense em manter a cor predominante em tom neutro e use cores para decorar, nas almofadas, poltrona, tapete, quadros, etc.

Equipe Unenco

Assine a nossa newsletter

Receba as novidades e dicas da Unenco direto na sua caixa de entrada

Sair

Escolha o empreendimento